DICAS

MAIO

É a altura de fazer as sementeiras no exterior e transplantar as mudas de plantas jovens para o local definitivo, como os pés de tomate, pimentos e malaguetas. Como em tudo na vida, á que planear, não esquecer do que se pretende plantar e o mais fácil de manter e com maior garantia de sucesso.

Com as temperaturas mais amenas e até bem quentes (alguns dias acima de 25 ºC), vão notar um crescimento bem mais rápido das vossas mudas, mas também das infestantes que podem aparecer. Podem ainda surgir as pragas indesejadas ou doenças da horta típicas desta altura como o míldio e oídio.

Na HORTA é o mês das plantações feitas diretamente no solo como melancias, melões, abóboras, pepinos, feijão verde e feijão, tomate, beringela, pimentão. Maio é sua última chance de plantar girassóis. E se você for plantar alface, escolha as variedades de primavera e verão, para evitar que, quando o calor de junho chegar, elas não subam rapidamente.

No JARDIM é um mês movimentado para preparar a terra, evitar as pragas, plantar e cultivar., tais como manjericão, salsa, calêndula, camomila, lavanda, cebolinha, orêgano, stevia e valeriana.