DICAS

Neste mês de Junho com dias maiores.......

 

- NO SEU JARDIM |

Este mês devemos retirar os bolbos de Primavera e prepará-los para guardar.  A Rega ao final da tarde deve ser generosa e sempre que possível, aproveitar folhas secas, cortes de relva ou outros “desperdícios” para ajudar a manter húmida a terra do jardim.

As flores sensíveis como as camélias devem ser protegidas do sol nas horas de maior calor.

É  vital uma limpeza regular das plantas: retirar as flores velhas, cortar os arbustos que já floriram, anular botões em roseiras e outras flores, para se obter melhor floração.

- NA SUA HORTA |

Devemos assegurar que os tomateiros podem começar a dar frutos, verificando ou colocando tutores, ou as "canas". Se ainda não o fez, é também tempo de colocar no feijão de trepar.

“Capar” ou “despontar” melões, melancias, tomateiros, abóboras e pepinos vai antecipar a sua colheita e melhorar a qualidade da mesma. Está na altura de semear alfaces e feijão, para termos à disposição novas plantas para transplantar. Semeiam-se também bróculos, couve-nabo e couves galegas. As cenouras também, mas no local definitivo, assim como o agrião, o aipo, a batata, a couve-de-bruxelas, a couve-flor, a couve-rábano, o espinafre, o nabo, o rabanete, o pepino e a salsa.

Todas as sementeiras que fazíamos em abrigo podem agora passar para o ar livre. Não descuidar a rega e, sempre que possível cobrir o solo para manter a humidade. Os morangueiros e as frambesas, sobretudo, que estão em plena produção devem ser bastante irrigados e protegidos da gulodice dos pássaros.

As aromáticas para conservação devem ser colhidas antes da floração e colocadas a secar à sombra, em local arejado.

 

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon

TELF: 263 852 286